Aromas naturais como alternativa para suplementos plant-based

Nos últimos anos, temos observado um crescente interesse das pessoas, principalmente do brasileiro, em relação à alimentação saudável, à busca por opções mais leves e também por produtos plant-based. O resultado faz parte de um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O estudo mostrou que oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para manter uma alimentação saudável e cerca de 71% das pessoas entrevistadas apontam que preferem por alimentos e produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar mais caro por eles.

Em meio a esse cenário, nós temos um papel fundamental em oferecer produtos que atendam a essas demandas do mercado. Uma alternativa interessante para tornar os produtos plant-based mais atrativos é o uso de aromas naturais. Essa abordagem pode oferecer diversas vantagens em relação aos aromas artificiais, uma vez que é uma alternativa que tem um apelo mais saudável e sustentável, além de proporcionar uma experiência sensorial mais autêntica.

Mas o que é um aroma natural e qual a sua função?

Os aromas utilizados na fabricação dos suplementos, especialmente os naturais, têm a capacidade de capazes de conferir ou reforçar o aroma ou sabor dos suplementos, além de ser possível torná-los mais doces ou salgados. Isso se deve ao fato de que muitos dos compostos que compõem os aromas são voláteis e evaporam facilmente, permitindo que os receptores de olfato e paladar identifiquem as moléculas presentes nos alimentos.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os aromas naturais são obtidos através de métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de matérias-primas que são encontradas na natureza.

Conheça a diferença entre os aromatizantes ou aromas:

Existem diversos tipos de aromas naturais que podem ser utilizados em suplementos, cada um com suas características, como:

  • Aromatizante artificial: composto químico obtido por síntese que ainda não tenha sido identificada em produtos de origem animal, vegetal ou microbiana, utilizada em seu estado primário ou preparada para o consumo humano;
  • Aromatizante idêntico ao natural: substância quimicamente definida obtida por síntese e aquela isolada por processos químicos a partir de matérias-primas de origem animal, vegetal ou microbiana que apresentam uma estrutura química idêntica às substâncias presentes nas referidas matérias-primas naturais processadas ou não, incluídos os sais de substâncias idênticas às naturais com cátions de hidrogênio (H⁺), sódio
    (Na⁺), potássio (K⁺), cálcio (Ca²⁺) e ferro (Fe³ ⁺), e ânions de cloreto (Cl⁻), sulfato (SO₄²⁻) e carbonato (CO₃²¯);
  • Aromatizante natural: substância ou mistura de substâncias obtidas exclusivamente por métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de
    matérias-primas aromatizantes naturais, compreendendo o óleo essencial, o extrato, a oleorresina e a substância aromatizante natural isolada.

Soluções que a Life Labot oferece

Nós somos uma empresa que valoriza a qualidade e a autenticidade dos seus produtos, por isso, pesquisamos as melhores soluções para seu produto, uma vez que o mercado oferece uma ampla variedade de opções, desde aromas naturais até artificiais. Com esses aromas, é possível dar um toque especial e saboroso a diversos tipos de formulações, sempre com a garantia de que estão sendo utilizados ingredientes de alta qualidade.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo tire todas as suas dúvidas!